quinta-feira, 29 de setembro de 2016

SETEMBRO VERMELHO - SIGA SEU CORAÇÃO

As doenças cardiovasculares são uma questão de saúde pública e que depende do envolvimento de todos para seu combate.
Atualmente empresas, planos de saúde, entidades sem fins lucrativos, instituições de ensino, tem adotado campanhas visando sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção.
Dentre as medidas preconizadas pela sociedade de cardiologia estão a adoção de hábitos saudáveis de vida seja através da alimentação, da atividade física e da postura frente as questões emocionais.

Setembro Vermelho - Siga seu Coração 
O Instituto Lado a Lado pela Vida lançou no Brasil, em 2014, a campanha "Siga seu Coração", de prevenção às doenças cardiovasculares, que são a primeira causa de mortes em todo o mundo. Em setembro, a iniciativa ganha destaque nacional, reforçando o Dia Mundial do Coração, que é celebrado dia 29. Durante o mês são realizadas diversas ações de conscientização, incentivando a adoção de hábitos saudáveis, com a iluminação de importantes monumentos, como o Cristo Redentor, ações em locais com grande circulação de pessoas, palestras, apoio de celebridades e distribuição de materiais informativos. 
www.facebook.com/sigaocoracao

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Fiocruz lança Campus Virtual com parceria da UNA-SUS

A Fundação Oswaldo Cruz lançou nessa terça-feira (27) o Campus Virtual Fiocruz (CVF), uma grande rede de conhecimento que integra todas informações sobre ensino e serviços educacionais oferecidos pela instituição. Dessa forma, alunos, professores, profissionais de saúde, parceiros e público em geral podem ter acesso a cursos, recursos educacionais abertos, vídeoaulas e ferramentas que potencializam a comunicação e a interação. O CVF é uma rede de ensino e aprendizagem que facilita a integração das diversas unidades da Fundação, ao mesmo tempo em que fortalece a colaboração com e entre redes parceiras, a exemplo da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), estimulando também novas cooperações institucionais.
Segundo a Vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Trindade Lima, a iniciativa contribui de forma significativa para consolidar e expandir as ações da Fiocruz no campo da educação: “Como principal instituição não universitária de formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&I), a Fiocruz necessitava de uma plataforma única para disponibilizar toda a sua oferta a serviço da sociedade. O Campus Virtual Fiocruz cumpre este papel. Estamos respondendo ao anseio da nossa comunidade acadêmica por maior articulação, estreitando o relacionamento com nossos parceiros, e ainda gerando e difundindo novos conhecimentos de uma forma mais ampla”.
Para Vinícius de Oliveira, coordenador de Gestão do Conhecimento da Universidade Aberta do SUS, “o Campus Virtual Fiocruz é uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento da educação permanente em saúde, agregando diversas iniciativas para educação a distância e acesso a recursos educacionais abertos". "Do ponto de vista do Sistema UNA-SUS, destacamos a integração dos sistemas de cadastro e login de usuários, consolidando o acesso unificado UNA-SUS/Fiocruz, que dará acesso aos serviços do CV/Fiocruz e do Portal UNA-SUS (Plataforma Arouca, Acervo, Webportfolio e cursos da Rede UNA-SUS)", explica Vinícius. "O grande beneficiário é o trabalhador-estudante, que passa a ter acesso a todos esses sistemas e serviços utilizando o mesmo cadastro e senha", afirma.
O Campus foi aberto a toda a sociedade e passará por um período de avaliação da comunidade Fiocruz. A partir desse retorno, serão feitos ajustes e implantados novos recursos e funcionalidades.
Plataformas integradas: acesso ao conhecimento e colaboração em rede
Integração e organização são palavras-chave para os visitantes, que contam com acesso fácil, rápido às informações e serviços na área de ensino, estruturados em três plataformas principais: cursos, recursos educacionais abertos (REA) e vídeoaulas.
No Campus, é possível participar de aulas virtuais e ter acesso aos conteúdos das disciplinas e ementas, assim como a materiais didáticos, bancos de imagens e vídeos, processos seletivos e editais, guias, entre outros. No mesmo ambiente, os usuários podem buscar informações de todas as unidades da Fiocruz e das redes parceiras. A busca foi organizada por filtros, permitindo a pesquisa por nível de ensino, modalidade (presencial, EAD), unidade, localização, programa e área temática.
Comunicação, interatividade e uso de novas tecnologias são destaques do CVF, que conta com áreas de notícias, entrevistas e agenda de eventos, para que os visitantes estejam sempre atualizados. E ainda: fazendo jus à tradição democrática e do diálogo na Fiocruz, estão disponíveis ferramentas para a promoção de debates e encontros, como vídeo e webconferências, palestras online e comunidades virtuais.
Além disso, quem se cadastrar no Campus terá um espaço personalizado para chamar de seu, podendo montar sua lista de estudos e fazer anotações. Também será possível comentar, compartilhar e guardar os conteúdos favoritos. E, claro, falando em informação e comunicação integrada, o Campus conta com perfis nas redes sociais.
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias e SE/UNA-SUS

terça-feira, 27 de setembro de 2016

O PODER DE UM BATOM VERMELHO!

Cá estou pra te contar o segredo que possui um tipo específico de batom: O VERMELHO.
Não tem mandinga, nem simpatia, nem bruxaria, é só constatação. Vamos lá!
Quando você se levanta pela manhã, toda desarrumada, cara limpa, com um par gigante de olheiras e vai à padaria… 
O que acontece? Certo. Nada, não é? Você entra qual uma sonâmbula, apanha seis pães, pesa e feito um zumbi chega até o caixa, paga e não é absolutamente percebida por NINGUÉM. Nem a mulher do caixa te olha direito. Aí você volta pra casa como se estivesse vestindo a caríssima capa (vendida no Mercado Livre) de invisibilidade do Harry Potter. Acertei?
Você termina um namoro. Ficou chocada, magoada, der-ru-ba-da. Passa semanas com uma pá de cal no rosto, de tão pálida, e quando te olham na rua é por espanto.
Todas as vezes que estamos pra baixo nos deixamos ficar pálidas, já reparou?
Sim, não ajeitamos nosso cabelo direito, aderimos ao constante e bom amigo rabo de cavalo e nem sequer nos olhamos no espelho pra ver se nossa cara sem cor precisa de um brilho. O mundo desaba à nossa volta, a gente desaba junto.
Então, minhas queridas (porque este post é para as meninas), chegou enfim a hora de RENASCERMOS! RECOMEÇARMOS!
Tasca um batom vermelho.
Vai lá, sem dó, pode ir!
O efeito que uma cor como esta em seus lábios causa é de arrepiar.
Tem gente que não gosta, eu sei, se acha berrante, “evidente” demais. Mas e daí ser evidente, ser VISÍVEL? Quem gosta de passar pela vida desapercebido? Você gosta? Então, que tal uma sugestão: FAÇA DIFERENTE. Sim, vai usar um salto, um batom poderoso e depois me conta como foi a sensação de ser vista pelas pessoas, han?
Ouça, minha linda: mesmo que a vida esteja cinza… ela não precisa ser assim, sabia? A cor vai te propôr uma nova forma de ver a vida! Vai te dar vida, luz, brilho, magia, entusiasmo!!!
Você pode até achar que existe feitiço no batom… Mas, flor, o feitiço está em você. O batom só vai te ajudar a encontrar esse poder que está aí, nos recônditos do seu ser magnético e poderoso!
Tá deprimida? Te chutaram, fizeram mal?
Tasca um batom vermelho e vá ser feliz!!
Fonte: https://osegredo.com.br/2016/08/o-poder-de-um-batom-vermelho/#.V-pWtWVM8w0.facebook

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

OUTUBRO ROSA EM ITABUNA

O EVENTO

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
O Grupo Se Toque, entidade sem fins lucrativos, que atua na luta contra o câncer pelos meios a seu alcance, busca chamar a atenção da população para a importância da adoção de hábitos saudáveis e vida e para a detecção precoce do câncer de mama.
Em 2016, como em todos os anos estaremos desenvolvendo atividades visando despertar nas pessoas a importância do auto-cuidado, lembrando que todos somos responsáveis por zelar por nossa saúde.
Para que ocorra a detecção precoce do câncer de mama necessitamos não apenas de políticas públicas de saúde adequadas mas, também, da compreensão do cidadão de que ele também precisa estar atento aos sinais e zelando por sua própria vida.
Sendo o câncer uma doença multifatorial, é muito importante que busquemos meios de melhorar nossa qualidade de vida seja, através da adoção de novos hábitos alimentares, pela prática de atividade física, como também cuidando do emocional.
Assim a campanha não se restringe a um mês ou a iluminação na cor rosa mas, e sobretudo, na mudança de nossa mentalidade.
Vamos provar o nosso amor por nós mesmos!  

ACUPRESSÃO

A Acupressão é uma terapia alternativa onde se pressionam pontos específicos para aliviar dores e cabeça ou de tensão, estresse ou enjoo.…

A Acupressão é uma terapia alternativa que pode ser aplicada para aliviar a dor de cabeça, a cólica menstrual e outras dores que surgem no dia-a-dia. Esta técnica tal como a acupuntura, tem origem na medicina tradicional chinesa, sendo indicada para aliviar dores ou para estimular o funcionamento de órgãos através da pressão de pontos específicos nas mãos, pés, e braços.
Segundo a medicina tradicional chinesa, estes pontos representam o encontro de nervos, veias, artérias e de canais vitais, o que faz com que se encontrem energeticamente ligados com todo o organismo. 
Para que possa usar a Acupressão para o alivio das dores e cabeça ou de tensão, estresse, cólica menstrual, alergias e enjoo, aqui ficam 4 pontos de acupressão que podem ser estimulados. 

Conheça os 3 Principais Pontos de Acupressão

1. Para combater o estresse e a dor de cabeça

Este ponto de acupressão fica localizado entre o polegar direito e dedo indicador. Começando pela mão direita, para pressionar este ponto a sua mão deve estar relaxada, com os dedos ligeiramente curvados e o ponto deve ser pressionado com o polegar esquerdo e o dedo indicador esquerdo, de forma a que estes dois dedos formem uma pinça. Os restantes dedos da mão esquerda devem ficar em repouso, logo em baixo da mão direita. 
Ponto de acupressão localizado entre o polegar direito e o dedo indicadorPonto de acupressão localizado entre o polegar direito e o dedo indicador
Para pressionar o ponto de acupressão, deve começar por aplicar pressão de maneira firme, durante 1 minuto, até sentir uma leve dor ou sensação de queimadura na região que está sendo apertada, o que significa que está pressionando o local certo. Depois disso, deve soltar os dedos, durante 10 segundos, voltando depois a repetir a pressão. 
Este processo deve ser repetido 2 a 3 vezes em ambas as mãos. 

2. Para combater a cólica menstrual

Este ponto de acupressão fica localizado no centro da palma da mão. Para pressionar este ponto, deve usar o polegar e o indicador da mão oposta, colocando os dedos em forma de pinça. Desta forma, o ponto pode ser pressionado em simultâneo nas costas e palma da mão. 
Ponto de acupressão localizado na palma da mãoPonto de acupressão localizado na palma da mão
Para pressionar o ponto de acupressão, deve começar por aplicar pressão de maneira firme, durante 1 minuto, até sentir uma leve dor ou sensação de queimadura na região que está sendo apertada, o que significa que está pressionando o local certo. Depois disso, deve soltar os dedos, durante 10 segundos, voltando depois a repetir a pressão. 
Este processo deve ser repetido 2 a 3 vezes em ambas as mãos. 

3. Para melhorar a digestão e combater o enjoo

Este ponto de acupressão fica localizado na planta do pé, logo a baixo do espaço entre o dedão e o segundo dedo do pé, onde os ossos destes dois dedos se cruzam. Para pressionar este ponto, deve usar a mão do lado oposto, pressionando a planta do pé com o polegar e o lado oposto com o dedo indicador, de forma a que a os dedos da mão formem uma pinça que envolve o pé.
Ponto de acupressão localizado na planta do pé Ponto de acupressão localizado na planta do pé
Para pressionar este ponto de acupressão, deve pressionar com força durante aproximadamente 1 minto, soltando o pé no final durante alguns segundos para repousar. 
Deve repetir este processo 2 a 3 vezes, em ambos os pés. 

4. Para aliviar os sintomas de tosse, espirros e alergias

Este ponto de acupressão fica localizado na parte interior do braço, na região da dobra do braço. Para o pressionar deve usar o polegar e indicador da mão oposta, de forma a que os dedos fiquem dispostos em forma de pinça em volta do braço. 
ponto de acupressão fica localizado na parte interior do braço, na região da dobra do braçoponto de acupressão fica localizado na parte interior do braço, na região da dobra do braço
Para pressionar este ponto de acupressão, deve pressionar com força até sentir uma leve dor ou pontada, mantendo a pressão durante aproximadamente 1 minuto. Passado esse tempo deve soltar o ponto durante alguns segundos para repousar. 
Deve repetir este processo 2 a 3 vezes, em os braços. 
Estes pontos ao serem pressionados aliviam diversos problemas como dores e cabeça ou de tensão, estresse, cólica menstrual, alergias ou enjoo, por exemplo e a técnica deve ser feita pelo menos 1 vez por dia para que seja eficiente. Quando for realizar a estimulação de pontos de acupressão é recomendado que o faça em um local confortável, onde o corpo possa estar deitado e relaxado. 
Tal como acontece com a Acupuntura, a Acupressão só deve ser utilizada como forma para complementar o tratamento clínico, sendo recomendado que consulte o médico para identificar e tratar a origem da dor. 

Quem pode realizar acupressão

Qualquer pessoa pode praticar esta técnica em casa, porém ela não é recomendada para o tratamento de doenças que necessitam de atenção médica, e não deve ser aplicada em regiões da pele com feridas, verrugas, varizes, queimaduras, cortes ou rachaduras. Além disso, esta técnica também não deve ser usado por mulheres grávidas, sem acompanhamento médico ou de um profissional treinado. 
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/539657967831897172/?utm_campaign=homefeednewpins&e_t=a48adc30f5d44823b853b94a7e55441c&utm_content=539657967831897172&utm_source=31&utm_term=6&utm_medium=2025 acesso em 26.09.16 às 09:13hs 

terça-feira, 20 de setembro de 2016

APRENDA A SOLUCIONAR SEUS PROBLEMAS

Problemas fazem parte da vida. Saber solucioná-los também. Para isso, é fundamental que você observe onde esta o foco da sua atenção. Neste artigo você encontrará dicas e orientações de como criar tranquilidade para sua vida.
Muitas vezes atribuímos a solução de nossos problemas a questões externas e deixamos de lado o que temos dentro de nós: nosso pensamento e atenção. É muito comum que tenhamos um diálogo interno, que nada mais são do que nossos pensamentos. São as conversas que temos naturalmente dentro de nós. Esse diálogo pode ser produtivo ou não. Críticas, reclamações, raiva e ressentimento são negativos e extremamente nocivos.
A forma como cada pessoa pensa analisa a própria vida em geral ou mesmo situações específicas faz toda a diferença. A partir do pensamento e do foco da nossa atenção que criamos ações. Nosso pensamento é formado por meio de experiências passadas, percepções do momento presente e fantasias sobre o futuro. Com isso, fica mais fácil perceber a importância do foco da atenção em relação ao tempo. O tempo tem influência e participa nas nossas decisões. O foco da atenção que parece ser indomável pode ser treinado e escolhido por quem quiser.

Passado

É ótimo poder aprender com o que já foi e maravilhoso ser sábio e experiente. Porém, se estamos muito focados no passado, deixamos de aproveitar as oportunidades que temos agora. Muitas vezes projetamos o futuro com dados equivocados, pois, afinal de contas, o que passou passou e nem sempre se repete e acontecerá igual novamente.

Presente

Estar com o foco da nossa atenção no presente é fundamental, afinal, o que passou não volta mais. O futuro ainda está por vir e nossas escolhas no presente poderão ter influência direta no que virá. O presente é o único momento em que podemos realmente fazer algo por nós e pelos outros.
Onde esta sua atenção? No agora? No atual momento? Você consegue acalmar seus pensamentos e seus diálogos internos e se concentrar no presente?

Futuro

Estar com o olho no futuro é importante, mas a atenção deve estar no presente. Devemos manter o equilíbrio entre o que se aprendeu no passado, a capacidade de estar no presente e a organização para o futuro. Viver o que está por vir não e saudável e pode gerar ansiedade e frustração. Foque sua atenção no que tem agora, em quem você é neste momento e só assim poderá solucionar e mudar o que for preciso.
É importante entender o problema, mas melhor ainda é pensar em uma solução. 
Onde sua atenção está? Em que você pensa? Como você pensa? Fica relembrando o problema em si? Busca exemplos de pessoas que solucionaram a mesma dificuldade pela qual você está passando? Você se vê em situações futuras com a certeza de ter superado o que está lhe encomendando hoje?
A técnica do novo código da programação neurolinguística ensina você a compreender melhor os diálogos internos e aprender a negociar seus sentimentos, que muitas vezes podem ser ambíguos e/ou até mesmo inconstantes. São sessões individuais que ensinam não só a se entender melhor, como também a escolher novas ações e atitudes mais saudáveis para sua vida.
Saber organizar-se no tempo e espaço pode ajudar a organizar-se melhor para ter o sucesso naquilo que busca. O foco de atenção também é trabalhado nessa técnica e por meio de exercícios surgirão novas possibilidades e um melhor domínio sobre sua mente.
aDRIANA DE aRAÚJO
PSICÓLOGA
http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/14919-aprenda-a-solucionar-seus-problemas

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Não Tenha Medo - Prof Menegatti

Não tenha medo...
Shakespeare já dizia: “nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." Então, quais os efeitos do medo sobre nossas vidas?
1.      Medos infundados: veja alguns exemplos de que nem sempre aquilo de que temos medo acontece. Se você tem medo de avião, saiba que as chances de um avião cair são menores que a possibilidade de você morrer engasgado com um alimento. Se você tem medo de morrer num assalto, as chances de morrer praticando um esporte são duas vezes maiores. 
2.      Medo consome energia: gastamos nossa energia ao pensar em possíveis soluções para prováveis problemas que surjam em nossas vidas. Muitas vezes eles nem aparecem, mas nossa energia se vai da mesma forma. Diz que um homem pulou de um penhasco por causa de uma cobra. Ao ficar sabendo que ela não era venenosa disse: elas não precisam ser venenosas para me fazerem pular de um penhasco. Fica claro que o problema do homem era o medo e não a cobra. 
Não deixe que o medo se transforme em pavor e paralise suas ações e seu crescimento. Lembre-se que a única forma de se vencer o medo é fazer justamente aquilo que tememos.
Fonte: http://palestrante.srv.br/index.php/artigos/artigos-motivacionais/2034-nao-tenha-medo

domingo, 18 de setembro de 2016

Saúde Emocional

Para melhorar nossa saúde emocional temos alguns desafios a superar:
Sofrer por antecipação
Cobrar demais de si mesmo
Querer mudar os outros

sábado, 17 de setembro de 2016

Mel: o alimento aliado do intestino

Este adoçante natural também ajuda a aliviar dor de garganta e melhora a qualidade do sono

mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento é cheio de benefícios porque conta com ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger contra doenças.
O mel também conta com ação antioxidante e prebiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar o mel é ótima fonte de energia.
O mel também conta com ação antioxidante e prebiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar o mel é ótima fonte de energia.
O alimento também conta com potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre e alguns outros minerais. Entre estes nutrientes, o potássio é o que está mais presente no mel e é interessante para o equilíbrio da pressão arterial.
Os tipos de mel 
O sabor, aroma e cor do mel irão variar de acordo com as floradas, definidas a partir do tipo de flor que a abelha coleta o néctar para produzir este doce. Alguns benefícios do mel podem ser mais fortes em determinados tipos do que em outros. Confira os principais tipos de mel consumidos no Brasil:
Mel silvestre: Este é o mais ingerido no Brasil e é proveniente de diversas flores. É considerado interessante para a pele, vias respiratórias, tem efeito antioxidante e propriedades calmantes.
Mel de flor de eucalipto: Possui um sabor mais forte e coloração escura. É interessante para o tratamento auxiliar e alivio de infecções intestinais, vias urinárias e doenças respiratórias.
Mel de assa-peixe: Possui aroma e sabor agradáveis e possui efeito calmante e expectorante. 
Mel de flor de laranjeira: Conta com sabor suave e regula a função intestinal e tem efeito calmante. 
Mel de cipó-uva: possui ação antioxidante, especialmente no fígado, por isso pode ajudar a diminuir os efeitos do álcool.

Principais nutrientes do mel

O mel conta com boas quantidades de açúcar e carboidratos e por isso ele é uma ótima fonte rápida de energia. Ele também possui alguns ácidos orgânicos, sendo que um deles, o ácido glucônico, contribui para a formação do peróxido de hidrogênio, um poderoso antibactericida. O ferro e o cobre presentes no mel contribuem para a ação antimicrobiana.
O ácido glucônico também tem forte ação antioxidante. O mel ainda conta com grande número de compostos que proporcionam este mesmo benefício. Os ácidos fenólicos, os flavonoides, certas enzimas, como a glicose oxidase, catalase e peroxidase, ácido ascórbico, hidroximetilfurfuraldeído e carotenoides. Todas as substâncias contribuem para combater os danos causados por agentes oxidantes, presentes nos alimentos e no corpo humano, e assim prevenir o envelhecimento e doenças como o Alzheimer, cardiovasculares, entre outras.
O mel conta com carboidratos não digeríveis e oligossacarídeos que são prebióticos. Isto significa que eles contribuem para a manutenção da microbiota intestinal e assim estimulam o trânsito intestinal, cooperam com a consistência normal das fezes, previnem diarreia e constipação.
Este adoçante natural possui potássio, interessante para o equilíbrio da pressão arterial, cálcio, importante para a saúde dos ossos, ferro, necessário para a prevenção da anemia, e outros minerais.
NutrientesMel - 25 gramas
Calorias77.25 kcal
Carboidratos21 g
Cálcio2.5 mg
Magnésio1.5 mg
Ferro0.075 mg
Potássio24.75 mg
Fósforo1 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco - versão 2, UNICAMP 
Confira qual a porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes que a porção recomendada, 25 gramas (uma colher de sopa), de mel carrega:
  • 7% de carboidratos
  • 0,5% de ferro
  • 0,25% de cálcio.

Benefícios do mel

Bom para dor de garganta: Sua avó estava certa! Como o mel possui ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos, ele é interessante para aliviar a dor de garganta momentaneamente. Mas é importante ressaltar que não há nenhum estudo científico comprovando que o mel trate as causas desse sintoma, como uma faringite por exemplo, e nem a evolução da doença relacionada a uma dor de garganta.

As característica do mel que fazem com que ele tenha esta ação antibiótica são: o baixo ph, proporcionando um ambiente ácido que pode inibir o desenvolvimento de muito micro-organismos, pouca quantidade de água, que não proporciona condições favoráveis para o crescimento das bactérias. Além disso, o mel possui o ácido glucônico que contribui para a formação do peróxido de hidrogênio, um poderoso antibactericida.

Bom para problemas respiratórios: Pesquisas mostraram que bactérias causadoras de algumas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do mel. Entre esses micro-organismos estão a Haemophilus influenzae, responsável por infecções respiratória e sinusites, Mycobacterium tuberculosis, que leva a tuberculose, Klebsiella pneumoniae eStreptococcus pneumoniae, que causa a pneumonia. Nesse caso, vale a mesma ressalva em relação à dor de garganta. O mel pode ajudar aliviando os sintomas e o desconforto, mas não promove a cura da doença em si. O tratamento dessas doenças, portanto, deve ser indicado por um especialista.

Bom para o intestino: O mel pode ser um importante aliado na manutenção da microbiota intestinal (conhecida como flora intestinal), que são bactérias benéficas que carregamos ali. Contribuindo assim para um melhor trânsito intestinal, a consistência normal das fezes, prevenção de diarreia e constipação.

Com a microbiota boa, quando a pessoa consumir fibras as bactérias do bem transformam as fibras em ácidos graxos de cadeia curta, que impedem que os micro-organismos ruins do intestino invadam a corrente sanguínea e se espalhem pelo nosso corpo, criando uma defesa indireta.

Todos estes benefícios ocorrem porque o mel possui carboidratos não digeríveis e oligossacarídeos que são prebióticos, ou seja, contribuem para a manutenção da microbiota intestinal. Além disso, pesquisas mostraram que bactérias causadoras de algumas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do mel. Entre esses microrganismos estão: Escherichia coli, causadora de diarreia e infecções urinárias eSalmonella species, que pode levar a diarreia.

Bom para pele: O mel é rico em antioxidantes, como ácidos fenólicos, os flavonoides e os carotenoides. Por isso, o alimento contribui para a diminuição dos radicais livres e assim previne o envelhecimento precoce e contribui para a pele mais bonita e saudável. O mel pode ser ingerido ou utilizado em cosméticos como sabonetes e cremes.

Ao ser passado na pele algumas pesquisas, entre elas uma da Universidade de Ouagadougou de Burkina Faso, observaram que o mel pode agir como cicatrizante de feridas e em casos de úlceras, queimaduras e abscessos na pele. Os micro-organismostaphylococcus aureus e salmonela typhimurium, ambos causadores de infecções em ferimentos, são sensíveis a ação antibacteriana do mel.

Ação antioxidante: Isto faz com que o mel ajude a diminuir os radicais livres e assim contribua para evitar o envelhecimento celular, proporcionando uma pele mais bonita e saudável e prevenindo doenças como o Alzheimer, cardiovasculares, entres outras.

As substâncias presentes no alimento que proporcionam este benefício são: ácido glucônico, os ácidos fenólicos, os flavonoides, certas enzimas, como a glicose oxidase, catalase e peroxidase, ácido ascórbico, hidroximetilfurfuraldeído e carotenoides.

Diminui os riscos de infecção urinária: Alguns estudos apontaram que bactérias causadoras de certas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do mel. Entre esses microrganismos estão a streptococcus faecalis, proteus species e pseudomonas aeruginosa, todas elas podem causar a infecção urinária.

Melhora o sono e ajuda a relaxar: O mel estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O alimento é um carboidrato fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é o hormônio responsável por baixar os níveis de estresse do organismo, melhorando o bem-estar. O mel tem uma função importante como regenerador da microbiota intestinal, quando combinado aos lactobacilos presentes no intestino. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o mel ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer.

Quantidade recomendada de mel

O quanto consumir de mel por dia pode variar entre uma colher de chá, cerca de 10 gramas, a uma colher de sopa, aproximadamente 25 gramas. É importante ressaltar que este alimento deve ser inserido em uma dieta saudável.

Como consumir o mel

O mel pode ser utilizado como uma substituição saudável ao açúcar refinado na preparação de bolos, tortas, biscoitos, entre outros doces. Também é interessante consumi-lo com torradas, frutas, iogurtes, sucos e até mesmo na receita de carnes.
Evite o aquecimento em excesso do mel, pois isto pode reduzir a acidez e a umidade do alimento e causar a perda de algumas enzimas, fazendo com que o alimento deixe de ter parte de suas propriedades benéficas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária orienta aquecer o alimento até no máximo 70 graus.
Mel cristalizado: Por ser uma solução rica em açúcar, quando armazenado em temperaturas abaixo da média da colmeia, que é entre 34 e 35 graus, o mel pode cristalizar. Para que ele volte ao estado líquido sem perder as propriedades nutricionais a orientação é colocar a quantidade a ser utilizada de mel em um pote em banho-maria a 45 graus durante cinco minutos. Deixe a água esfriar com o pote dentro.
Cuidados com a origem do mel: É importante ficar atento para a procedência do mel. Opte sempre pelo produto que tem as informações do fabricante e o selo do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F). O S.I.F pertence ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal que tem por objetivo normatizar e autorizar a produção e comercialização de todos os alimentos de origem animal no Brasil.

Comparando o mel com outros alimentos

NutrientesMel - 25 gramasMelado - 25 gramasAçúcar refinado - 50 gramasAçúcar mascavo - 50 gramas
Calorias77.25 kcal74 kcal193.5 kcal184.5 kcal
Carboidratos21 g19.15 g49.75 g47.25 g
Cálcio2.5 mg25.5 mg2 mg63.5 mg
Magnésio1.5 mg28.75 mg0.5 mg40 mg
Ferro0.075 mg1.35 mg0.05 mg4.15 mg
Potássio24.75 mg98.75 mg3 mg261 mg
Fósforo1 mg18.5 mg0 mg19 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco - versão 2, UNICAMP. 
*Comparação baseada nas quantidades diárias recomendadas de cada alimento. Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seu valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. 
O mel é muito mais saudável para a alimentação do que o açúcar refinado. Enquanto o primeiro possui uma série de substâncias que proporcionam benefícios para o organismo, o segundo é somente fonte de calorias, sem outros nutrientes interessante.
Já o açúcar mascavo não passa pelo processo de refinamento e por isso preserva nutrientes em sua composição. Ele conta com boas quantidades de ferro, importante para evitar a anemia, e potássio, nutriente que participa do processo de equilíbrio da pressão arterial. Além disso, o alimento possui magnésio, fósforo e cálcio. Porém, o alimento não possui as propriedades antioxidantes, antibacterianas e prebióticas do mel.
O melado, que assim como o açúcar refinado e mascavo é derivado da cana de açúcar, é uma outra opção para adoçar, pois não passa pelo refinamento. Assim, ele possui boas quantidades de nutrientes semelhantes aos do mascavo, como o ferro e o potássio. Alguns estudos apontam que o melado é interessante para a prisão de ventre. Contudo, ele também não possui as propriedades antioxidantes, antibacterianas e prebióticas do mel.

Combinando o mel

Mel + cereais: O mel possui ação prebiótica que melhora a microbiota intestinal e os cereais, como aveia, são ricos em fibras. Com a microbiota boa, quando a pessoa consumir fibras as bactérias do bem transformam as fibras em ácidos graxos de cadeia curta, que impedem que os micro-organismos ruins do intestino invadam a corrente sanguínea e se espalhem pelo nosso corpo, criando uma defesa indireta.
Mel com leite é uma ótima combinação para o sono - Foto: Getty Images
Mel com leite é uma ótima combinação para o sono
Mel + leite: A combinação pode ser ótima para melhorar a qualidade do sono, principalmente para quem tem mais dificuldade de desligar o cérebro antes de dormir. A temperatura morna do leite é reconfortante, ajudando o corpo a relaxar. Além disso, o alimento é fonte de triptofano, aminoácido que melhora o bem-estar e prepara para o sono. Já o mel, além de também ser fonte de triptofano, é uma fonte de carboidrato simples, que também ajuda no sono, pois facilita a absorção do triptofano.

Contraindicações

O mel não deve ser consumido por crianças menores de um ano. Isto porque o alimento pode ter clostridium botulunum, bactéria causadora do botulismo. A doença pode causar problemas de saúde sérios como visão dupla e embaçada, fotofobia, tonturas, boca seca, constipação, comprometimento do sistema nervoso (dificuldades para engolir, falar, se mover) e comprometimento dos músculos respiratórios. Esta quantidade de bactéria presente no mel pode ser prejudicial para crianças com menos de um ano porque elas não possuem a microbiota completamente formada. Para os adultos saudáveis esta quantidade de clostridium botulunum não é prejudicial.
Além disso, o mel não é recomendado para pessoas que possuem diabetes. Isto porque este alimento rico em açúcar pode levar a picos de glicemia no organismo. Grávidas também devem ficar atentas ao mel e procurar incluí-lo em uma dieta saudável, a fim de evitar o risco de diabetes gestacional.

Riscos do consumo excessivo

Como o mel é muito calórico e rico em açúcar o consumo em excesso pode causar o ganho de peso. Além disso, grandes quantidades de mel, assim como o açúcar, podem elevar os níveis de glicose no sangue rapidamente, fazendo com que os níveis de insulina aumentem e consequentemente a longo prazo isso pode levar a resistência à insulina que favorece o diabetes tipo 2.


Fontes consultadas: Nutrólogo Roberto Navarro (CRM SP 78.392) 
Nutricionista Karina Valentim da PB Consultoria em Nutrição
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17132-mel-o-alimento-aliado-do-intestino?utm_source=news_mv&utm_medium=hoje_no_mv&utm_campaign=4080724

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Câncer de intestino: Setembro Verde alerta para o segundo tipo de câncer que mais mata

Setembro Verde 

O câncer de colo de intestino é o segundo tipo de câncer que mais mata no mundo e em frequência fica atrás dos tumores de próstata ou mama. Nos últimos anos, a incidência da doença vem aumentando e, consequentemente, a sua mortalidade também. Quanto antes o câncer foi identificado maiores são as chances de cura, por isso, a prevenção é fundamental. O Setembro Verde é uma campanha criada para reforçar os métodos preventivos a serem realizados em relação à doença e para que a sociedade tenha consciência dos riscos da patologia.

De acordo com o médico gastroenterologista do Hospital Unimed Criciúma, Josue Ferreira, a doença acomete mais pessoas acima dos 50 anos, indivíduos que possuem histórico de câncer no intestino na família, além de fumantes e pessoas acima do peso. "A recomendação é que todos que tenham acima dos 50 anos procure um médico para fazer o exame, mesmo que não tenha nenhum sintoma”, alerta o especialista.

Um em cada sete casos de câncer de intestino ocorre em pacientes jovens, os casos não são frequentes, mas existem. No entanto, quanto maior a idade, maiores são as chances de câncer intestinal. "Por volta dos 70 anos quase 10% da população vai sofrer alguma lesão no intestino”, salienta Ferreira. Se o paciente possui menos que 50 anos e apresenta os seguintes sintomas de alerta: sangue nas fezes, emagrecimento e alteração do ritmo intestinal – tanto diarreia quanto a ausência da evacuação – ele também deve procurar um médico.

Em relação à prevenção alguns métodos devem ser praticados, sendo que o mais simples seria a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Caso o sangue na evacuação se confirme, o paciente será encaminhado para o exame de colonoscopia. "A pesquisa oculta nas fezes, além de simples é a forma mais barata a nível de população, deve ser feito anualmente para que se obtenha benefícios. Este procedimento pode ser realizado em laboratório”, comenta o especialista. Porém, segundo Ferreira, a colonoscopia, um procedimento realizado no Hospital Unimed Criciúma, é a forma mais eficiente de identificar a doença.

Para a realização da colonoscopia é preciso fazer uma limpeza intestinal. "O paciente tem que seguir uma dieta leve e tomar relaxativos. Este processo ocorre de um a dois dias antes do procedimento, que é realizado com sedação e possui uma duração média entre 20 e 30 minutos”. Ainda segundo Ferreira, existe um pouco de preconceito ou constrangimento em relação ao câncer de intestino. "As pessoas ficam com vergonha de relatar seus problemas com o intestino, é mais uma barreira para adiar o tratamento, que, dependendo do seu estágio, pode estar agravado”.

O especialista ressalta que os países em desenvolvimento, como o Brasil, ainda não atuam em formas de prevenção, o que vai causar um impacto de câncer no intestino nos próximos 15 ou 20 anos. "Os Estados Unidos, por exemplo, é um país que atua na prevenção do câncer de intestino há 25 anos e, de lá para cá, houve uma redução na mortalidade da população”, compara.

Fonte: Forquilha Notícias
Este conteúdo ajudou você?

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Médico alerta para perigos do câncer de estomago

O estômago é um órgão que faz parte do sistema digestivo e tem a função de processar os alimentos ingeridos, extraindo deles vários nutrientes. Essencial para a boa qualidade de vida, este órgão pode sofrer com o crescimento de células anormais e consequentemente com o Câncer de Estômago. Para falar mais sobre o assunto o especialista em cirurgia geral e do aparelho digestivo da Unimed Vale do São Francisco, Thiago Jardim Pereira, comenta a respeito das causas e tratamentos desta doença.

"O câncer de estomago é um tumor maligno que surge no estômago e decorre de uma replicação exagerada e descontrolada de células do próprio organismo. No Brasil, o câncer de estômago é o quarto mais incidente na população masculina e sexto na feminina”, ressalta o médico.

Segundo Pereira, os principais fatores de risco para câncer gástrico são "Familiares próximos que tenham tido essa doença, tabagismo, idade maior do que 50 anos, infecção do estomago pela bactéria Helicobacter pilory, dieta rica em alimentos defumados e em conserva, obesidade, cirurgia gástrica previa, sangue tipo A, anemia perniciosa, gastropatia hipertrófica, e algumas síndromes hereditárias, como Peutz-Jeguers”, pontua o especialista.

Para prevenir é preciso evitar os fatores de risco, e principalmente com acompanhamento médico. Recomenda-se endoscopia digestiva alta para pacientes de risco.

O melhor exame para diagnóstico do câncer gástrico é a endoscopia digestiva alta com biopsia. "Este exame deve ser realizado em todos os pacientes com fatores de risco, especialmente próximos dos 50 anos” comenta Pereira.

"O único tratamento curativo é a cirurgia, chamada gastrectomia (retirada do estômago). Pode ser necessária a retirada total ou parcial do estômago, a depender da localização do tumor. Muitas vezes também são necessárias a radioterapia e a quimioterapia”, alerta o cirurgião.

Fonte: O Diário da Região in http://www.oncoguia.org.br/conteudo/medico-alerta-para-perigos-do-cancer-de-estomago/9833/7/