segunda-feira, 30 de setembro de 2013

GRUPO SE TOQUE FARÁ PALESTRA DO OUTUBRO ROSA PARA GRUPO DA MELHOR IDADE EM ITABUNA

Dia 01.10.13, às 15:00hs equipe do Grupo Se Toque estará na Av. Itajuípe em Itabuna levando o OUTUBRO ROSA para Grupo Grapiuna da Melhor Idade, que é presidido pela Sra. Ieda Pinho. Aguardem mais notícias!

domingo, 29 de setembro de 2013

ATIVISTAS DO OUTUBRO ROSA EM ITABUNA

Algumas das mulheres que participam das ações do OUTUBRO ROSA em Itabuna.
Faça parte você também, junte-se a nós!
Estaremos em ação durante todo mês visitando as comunidades e ocupando espaços públicos para levar informação!

GRUPO SE TOQUE LEMBRA: OUTUBRO É ESPECIAL, É ROSA!

Em outubro -  mês mundial de conscientização na luta contra o câncer de mama – O Grupo Se Toque se engaja para promover acesso à informação, mobilizar a população convidando a todos a participarem ativamente do movimento. Ações ocorrerão por todo o mundo seja divulgando a causa, levando informação, motivando para o auto-cuidado e para a adoção de novos hábitos de vida ou permitindo o acesso a serviços médicos e exames.
Em Itabuna mais uma vez o Se Toque irá às comunidades, empresas, instituições levando palestras, esclarecimentos, material informativo, depoimentos sempre buscando motivar cada mulher visando a detecção precoce do câncer de mama.
O câncer de mama em nossa região ainda é diagnosticado em estágio avançado o que leva à diminuição das chances de cura. Quando descoberto em estágio inicial a doença tem chances de cura de mais de 90%.
O desafio é grande por isso não se pode parar. Motivar as pessoas é fundamental, afinal a postura de cada um frente aos desafios faz toda diferença. Participe, use o lacinho rosa, se informe e motive outros também.

Na programação do Grupo o alvo serão as mulheres nas diversas faixas etárias e a primeira palestra será para um Grupo da Melhor Idade e outras tantas estão programadas de modo a atingir públicos diversos. Maiores informações visite o blog setoque.blogspot.com, a página no facebook  ou entre em contato através do telefone 8819-1344.  

FICC APOIA O OUTUBRO ROSA EM ITABUNA

O site da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania já está enfeitado com o símbolo do Movimento Outubro Rosa. Visite a página http://www.ficcitabuna.com.br/ e confira!

O TEMPO CORRE CONTRA

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

OUTUBRO ROSA EM ITABUNA

O Grupo Se Toque estará presente em diversas comunidades.
O objetivo é motivar o povo de Itabuna a participar dessa importante campanha.
Queremos ver a mulher buscando o auto-cuidado. Colocar a saúde em primeiro lugar é prova de amor!
Auto-exame das mamas todo mês, exame clínico uma vez por ano e mamografia a partir dos 40 anos é a recomendação básica para a saúde da mama. Aliado a esses cuidados toda mulher precisa praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, evitar frituras e gorduras, álcool e o fumo.
E, também, cuidar de seu emocional.
Prova de amor maior não há!
Aguardem nossa programação!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

VEM AÍ OUTUBRO ROSA 2013 EM ITABUNA!

O movimento mundial de conscientização e luta contra o câncer de mama terá mais uma vez sua edição em Itabuna. O Grupo "Se Toque" estará com uma série de atividades visando levar informação e buscando a adesão da comunidade para a adoção de melhores práticas de vida. O foco do movimento é visual com o apelo na cor rosa - símbolo da luta - e comportamental lembrando a cada pessoa da responsabilidade com sua saúde, com a prevenção de doenças e buscando sempre a detecção precoce. Em Itabuna, o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres e continua sendo diagnosticado em estágio avançado. A doença quando identificada no início tem uma chance de cura de mais de 90%. Dentro das ações do Outubro Rosa, o Grupo estará lembrando sempre da importância da mamografia para todas as mulheres a partir dos 40 anos. O objetivo das atividades é levar a campanha aos mais diversos segmentos da sociedade de forma a envolver cada homem e mulher na busca do auto-cuidado. Participe! Será gratificante poder afirmar: Eu apoio, eu participo da luta contra o câncer de mama!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Refluxo prejudica saúde bucal e aumenta chances de câncer

Estima-se que mais de 20 milhões de pessoas sofram de refluxo gastroesofágico. A sensação é a de que a comida ‘não caiu bem’ – queimação no tórax, volta de parte do alimento que foi ingerido, boca ácida e por aí vai. Isso não quer dizer que esses sintomas são sinônimo da doença em 100% dos casos. 

Vez ou outra, depois de uma refeição mais pesada, como feijoada, por exemplo, a maioria das pessoas sente dificuldades de digestão. É preciso investigar quando os episódios são corriqueiros e acontecem mais de uma vez na semana.

O gastroenterologista, Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, cirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que a doença do refluxo gastroesofágico (DRG) é um desequilíbrio entre os fatores protetores, como as barreiras antirrefluxo, e os fatores agressores, como a acidez e o volume gástricos. 

Simplificando, o esfíncter é uma válvula que tem o papel de fechar a abertura do esôfago para o estômago, que deveria abrir apenas quando a pessoa engole, para permitir a entrada dos alimentos no estômago. Durante o resto do tempo, o esfíncter mantém-se contraído. É o que não acontece nos casos de DRG, em que o músculo do esfíncter fica relaxado e deixa os sucos gástricos e restos de alimentos voltarem para o esôfago. Depois de algum tempo sendo agredido pelos sucos digestivos ácidos, a parede do esôfago fica em constante inflamação, o que pode até aumentar as chances de câncer.

"Em nosso meio pode-se dizer que os maus hábitos alimentares e a obesidade são as principais causas de refluxo”, diz Macedo. Segundo ele, muitas vezes ocorrem somente sintomas atípicos que são a tosse crônica, rouquidão e asma, entre outros. "Neste caso, se o medico não suspeitar do refluxo, o diagnóstico não é realizado”, afirma.

Cuidado com os dentes

Alguns pacientes podem apresentar erosões dentárias e feridas na mucosa oral causadas pela regurgitação ou simplesmente pelo vapor ácido que atinge a cavidade oral quando o refluxo acontece. Os dentes passam por um processo de descalcificação e ficam fragilizados. "Alguns estudos mostram que alguns pacientes com diagnóstico de refluxo associado a distúrbios de salivação diminuída estão mais propensos a lesões orais”, diz Macedo.

Segundo o especialista, o trabalho em conjunto entre o médico gastroenterologista e o dentista pode contribuir para o diagnóstico precoce deste tipo de lesão oral. "Geralmente, o médico não faz associação entre refluxo e erosão dentária e como se trata de um processo lento e pouco habitual, o diagnóstico pode acabar sendo feito quando já há comprometimento importante da saúde bucal”, afirma.

Mude hábitos
- Evite tipos de comidas que estimulam a produção ácida pelo estômago, como pimenta, café e bebidas cítricas 
- Coma devagar e mastigue bem
- Fracione a dieta a cada três horas 
- Evite beber durante as refeições
- Evite álcool, ele relaxa a esfíncter e deixa o estômago ácido
- Nos pacientes com sintomas noturnos sugere-se não comer até três horas antes de deitar-se e elevar a cabeceira da cama.

Tratamento
Mudanças de hábito alimentar e medicamentos para diminuição da acidez gástrica são os tratamentos mais indicados para a maioria das pessoas. "Esse tratamento apresenta excelentes resultados na maior parte dos pacientes, mas em casos que apresentam esofagite persistente ou hérnia de hiato volumosa o tratamento cirúrgico está indicado”, diz Macedo

Fonte: Terra in www.oncoguia.org.br

domingo, 22 de setembro de 2013

VEM AÍ O MOVIMENTO OUTUBRO ROSA EM ITABUNA!


Outubro-Rosa
O objetivo do movimento é conscientização para a detecção precoce do câncer de mama: lembrar a cada mulher da importância de se cuidar, de fazer o exame clínico das mamas uma vez por ano com o médico e realizar mamografia a partir dos 40 anos. Além dos cuidados de prevenção: atividade física, alimentação rica em fibras, verduras, frutas e pobre em gorduras; evitar àlcool, fumo e frituras.
Durante todo mês, o Grupo Se Toque estará disseminando informações em diversos espaços. Participe!

GRUPO SE TOQUE NO DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL



A equipe do Grupo Se Toque formada por Célia Mariza, Eudes, Maria D'Ajuda, Maria José, Neide e Sueli atuaram no evento "Dia da Responsabilidade Social -FTC, realizando atividades de orientação sobre o câncer de mama e sobre o auto-exame das mamas.


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

GRUPO SE TOQUE ESTARÁ NO DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL FTC

A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna promove neste sábado, 21, a partir das 8 horas, em seu campus, o Dia da Responsabilidade Social. O evento, realizado pelo sétimo ano, oferece serviços gratuitos em diversas áreas, como saúde, assistência social, educação ambiental e assistência jurídica. Para viabilizar os atendimentos, a faculdade firma parcerias com empresas, governos, e Organizações Não Governamentais (ONGs).
O Dia da Responsabilidade tem este ano o seguinte tema: “Somos todos iguais e diferentes”.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Atividades do Outubro Rosa no Congresso Nacional começam no próximo dia 1º

O Senado e a Câmara dos Deputados iniciam, no próximo dia 1º, em Brasília, as comemorações do Outubro Rosa, tradicional mobilização de combate ao câncer de mama e em defesa da saúde da mulher. As atividades no Congresso Nacional ocorrem por iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS).
Representantes de associações e organizações que atuam nesta área serão recebidos pelos parlamentares a partir das 12h, em encontro na sala da presidência do Senado. Na ocasião, os convidados farão um balanço sobre as políticas contra o câncer e levarão aos parlamentares dados atualizados sobre a situação da doença no Brasil, como a importância dos exames preventivos e da mamografia. 
Além da tradicional iluminação em rosa do monumento que representa o Congresso Nacional, prevista para ser acionada às 18h30min, durante todo o mês de outubro estão programados workshops, palestras e debates, em várias capitais do país. A iniciativa é para conscientizar a população e as autoridades públicas sobre os riscos do câncer de mama e difundir informações sobre o modo mais eficiente para diagnóstico e tratamento da doença.
Ana Amélia é autora e relatora de projetos que visam agilizar e garantir maior eficiência no tratamento do câncer. Em vigor desde 23 de maio de 2013, a Lei 12.732/2012, de autoria do ex-senador Osmar Dias (PDT-PR) e relatada pela progressista gaúcha, é resultado de amplos debates com associações e demais representantes da sociedade. A lei estabelece prazo de até 60 dias para o Sistema Único de Saúde (SUS) iniciar tratamentos contra o câncer, a partir do diagnóstico.
Outra iniciativa importante é a Lei 12.802/2013 que garante às vítimas de câncer a reconstituição imediata da mama. O recente marco legal, também relatado pela parlamentar gaúcha e sancionado em abril deste ano pela presidente Dilma Rousseff, permite que o Sistema Único de Saúde (SUS) faça a recomposição do seio feminino na mesma cirurgia de retirada da mama, de modo a minimizar os danos psicológicos às mulheres mutiladas devido à doença.
Outras iniciativas legislativas de autoria da senadora Ana Amélia tramitam no Congresso Nacional: o PL 3998/2012, aprovado recentemente na Câmara e em tramitação no Senado Federal, que prevê a inclusão de medicamentos de uso orais contra o câncer nas coberturas obrigatórias dos planos de saúde para permitir tratamento em casa, e o PL 3595/2012, que tenta permitir o acesso às políticas de prevenção, detecção e tratamento do câncer de mama por mulheres portadoras de deficiência.
De acordo com oncologistas, a detecção precoce do câncer de mama aumenta em 95% as chances de cura. Em 2010, cerca de 450 mil mulheres morreram vítimas desse tipo de tumor. No Brasil, devem ser registrados cerca de 52 mil novas ocorrências somente este ano, conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca).


Fonte: Assessoria de Imprensa

OUTUBRO ROSA 2013 EM ITABUNA

GRUPO SE TOQUE DIVULGA:
INFORMAÇÕES SOBRE O MOVIMENTO OUTUBRO ROSA - O QUE PODE SER FEITO

OBJETIVO: conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.
                    Lembrar a cada mulher que é preciso cuidar de si, de sua saúde: ir ao ginecologista todo ano,                       fazer exame clínico das mamas e mamografia. Além disso ter como hábito buscar conhecer o                       próprio corpo de forma a identificar qualquer alteração que surja, fazer auto-exame todo mês.

AÇÕES: iluminação na cor rosa para chamar atenção para a luta contra o  câncer de mama.
               corrida;
               mutirões;
               ações educativas;
               flash mob;
               palestras;
               sarau;
               sessão solene;
               chá, almoço, jantar ROSA;
               distribuição de material educativo;
               debate sobre dificuldades no acesso ao diagnóstico de doenças na mama;
               homenagem às batalhadoras.
               diagnóstico dos recursos disponíveis para detecção precoce.

FOCO: informação sobre alimentação, atividade física, fatores de risco, sinais de alerta

RECURSOS: consultas, exames, biópsias, cirurgias, material educativo, brindes, decoração rosa, aspectos jurídicos das leis que asseguram início tratamento em 60 dias, etc.

ATORES: órgãos públicos, entidades da sociedade civil organizada, empresas, escolas, indivíduos

Amigo, amiga...

Não tenha medo...
abandone-se ao sabor do seu dia.
Esqueça o futuro, o muro, o vento...
são apenas quimeras.
Nada é eterno, tudo é belo,
só é preciso ser sincero.
Não há paralelo entre a dor,
o desejo, os sonhos e a realidade.
Há apenas e tão somente 
uma grande saudade!

Sueli

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

XII ENCONTRO BRASILEIRO DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS E GRUPOS DE APOIO À SAÚDE DA MAMA

PARTICIPE AQUI DA CONSULTA PÚBLICA PARA INCORPORAÇÃO NO SUS DO MEDICAMENTO DE ÚLTIMA GERAÇÃO EVEROLIMO PARA O TRATAMENTO DE CÂNCER

06/09/2013
À População Brasileira!

Está aberta a Consulta Pública da CONITEC/SCTIE Nº 33/2013 - medicamento EVEROLIMO para Câncer de Mama avançado.
É muito importante a sua participação para assegurar às pacientes vivendo com câncer de mama avançado, o acesso a um tratamento inovador e único no SUS. Quanto mais contribuições, mais chances teremos de dar voz e vez às pacientes com doença avançada, hormônio-dependente, que tem urgência! O câncer não espera! O tempo corre contra!
O prazo para envio de contribuições é até o dia 16 de SETEMBRO de 2013.

Por favor, siga as orientações abaixo.
A Femama agradece o seu apoio, conto contigo!

Maira Caleffi
Presidente Femama
Prezados Membros da CONITEC:
Há pouco tempo tomamos conhecimento da Consulta Pública da CONITEC sobre a incorporação do everolimus para câncer de mama avançado na pós-menopausa, que encontra-se aberta para contribuições.
Neste sentido gostaríamos de nos posicionar de forma positiva quanto a esta possibilidade única de termos uma inovadora terapia alvo molecular, oral, que demonstrou, através do Estudo Bolero 2, mais que o DOBRO de SOBREVIDA livre de progressão de uma doença tão devastadora como o câncer, com a grande vantagem de estender a terapia hormonal e o que todas as pacientes esperam: postergar ou não fazer a quimioterapia!
Este é um dos principais pontos desta incorporação: se for possível evitar ou postergar a quimioterapia!
Há mais de 15 anos esperamos alguma novidade para pacientes com tumores receptores hormonais positivos (RH+), que pudesse reverter à resistência hormonal e estender o seu ciclo de tratamento, pois depois que a hormonioterapia falha, precisávamos ir direto à quimioterapia, sem chance alguma para outra opção, o que é possível agora com everolimus.
Sabemos que há uma transferência de tecnologia acontecendo, e que o preço deste produto deverá cair bastante, deixando o governo liderar esta frente. Assim acreditamos que há ainda mais um motivo para que esta incorporação seja feita.
As medicações orais também podem diminuir o uso dos serviços de Quimioterapia completamente lotados, sem os equipamentos de infusão necessários, gerando longas filas, longas horas de infusão, efeitos colaterais muito difíceis de manusear e causando um forte impacto econômico e social na vida destas pacientes! Além disso, com a nova ?Lei dos 60 dias?, precisamos ter a oportunidade de fazer com que esta seja cumprida e na atual situação, de superlotação dos serviços, precisamos de um tratamento oral, que possa ser feito em casa e principalmente, sem interferir na qualidade de vida das pacientes, já tão debilitadas.
Profissionais de saúde de nosso comitê nos orientaram com base científica para este posicionamento de acordo com o artigo listado abaixo:
Everolimus in Postmenopausal Hormone- Receptor?Positive Advanced Breast Cancer
Jose Baselga, M.D., Ph.D., Mario Campone, M.D., Ph.D.,Martine Piccart, M.D., Ph.D., Howard A. Burris III, M.D., Hope S. Rugo, M.D.,Tarek Sahmoud, M.D., Ph.D., Shinzaburo Noguchi, M.D., Michael Gnant, M.D.,Kathleen I. Pritchard, M.D., Fabienne Lebrun, M.D., J. Thaddeus Beck, M.D.,Yoshinori Ito, M.D., Denise Yardley, M.D., Ines Deleu, M.D.,Alejandra Perez, M.D., Thomas Bachelot, M.D., Ph.D., Luc Vittori, M.Sc.,Zhiying Xu, Ph.D., Pabak Mukhopadhyay, Ph.D., David Lebwohl, M.D.,and Gabriel N. Hortobagyi, M.D.

http://www.femama.org.br/novo/noticias-detalhe.php?menu=not&id=268

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Médico deve esclarecer paciente oncológico para preservação da fertilidade antes do tratamento

Pacientes com diagnóstico de câncer devem ser alertados de que tratamento oncológico pode causar infertilidade
 
Tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e radioterapia, podem atingir diretamente as funções reprodutivas de homens em mulheres e causar infertilidade. "Nos Estados Unidos, apenas 40% dos raditerapeutas, 45% dos clínicos e 46% dos cirurgiões encaminham com frequência seus pacientes à preservação da fertilidade de acordo com a American Society for Radiation Oncology, a ASTRO” observa Dr. Maurício Chehin, médico do Grupo Huntington especialista em preservação da fertilidade em pacientes oncológicos. No Brasil, esses números são ainda mais preocupantes. Estima-se que mais da metade dos pacientes desconhecem a possibilidade de preservar a fertilidade antes do tratamento oncológico.
 
"Quando comecei a quimioterapia os médicos não esclareceram qual seria o impacto do tratamento na minha fertilidade”, conta Flávia Flores idealizadora e escritora do blog Quimioterapia e Beleza. Por sorte, ela já tinha um filho, o que amenizou a notícia de que, por causa do tratamento, não conseguiria ser mãe novamente. A depender da intensidade e frequência do tratamento oncológico, o sistema reprodutivo pode ficar totalmente comprometido, sem possibilidade de reversão do quadro. 
 
"Torna-se imprescindível que o oncologista converse com seu paciente sobre as implicações que os tratamentos contra o câncer possam ocasionar em sua fertilidade futuramente. Os dois podem decidir qual a melhor alternativa” pondera Dr. Mauricio. Caso o paciente opte por preservar a fertilidade, o médico deverá indicar um especialista em reprodução humana para realizar o procedimento.
 
Os avanços da medicina têm ajudado aos pacientes com o diagnóstico precoce do câncer. Isso aumenta as chances de um tratamento efetivo contra a doença, e eleva as chances de cura. "Quando recebemos a notícia de um câncer, mesmo jovens, a última coisa que pensamos é em ter filhos. Mas depois, quando estamos recuperados, a vida pede atenção para as coisas que são comuns a ela. E se, de repente, percebo que quero um filho, e não posso porque o médico não avisou que, depois da quimioterapia, é extremamente difícil engravidar?”, se questiona Flávia Flores. Quando o paciente é acometido pelo câncer em idade reprodutiva e nunca teve filhos, a preservação da fertilidade pode ser de grande ajuda.
 
Através da vitrificação, congelamento em nitrogênio líquido à baixíssima temperatura, o paciente poderá ter seus óvulos ou espermatozoides preservados por tempo indeterminado. A tecnologia existente na medicina reprodutiva permite que o paciente inicie a preservação durante pouco tempo antes do início do tratamento oncológico. 
 
"No caso das mulheres, o procedimento é feito entre 10 e 15 dias antes do início da quimioterapia, e pode ser realizado em qualquer fase do ciclo sem que ela tenha que esperar a próxima menstruação. Para os homens, o processo é bem mais simples, são recolhidas e armazenadas de duas a três amostras de sêmen em um período máximo de cinco dias. Após a preservação, o paciente poderá iniciar imediatamente o tratamento oncológico”, esclarece o Dr. Mauricio.

Fonte: Segs in www.oncoguia.org.br

Governo fixa limite para dedução de doações para combate ao câncer

Portaria interministerial dos Ministérios da Saúde e da Fazenda, publicada nesta sexta-feira (6) no "Diário Oficial da União", fixou, para o ano de 2013, o valor global máximo das deduções no Imposto de Renda para doações, e patrocínios, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Ponas/PCD).

Segundo a portaria, o valor máximo de deduções, no IR, para pessoas físicas é de R$ 72,63 milhões para o Pronon. O mesmo valor também vale para o Pronas/PCD. No caso das empresas, o valor máximo dedução é de R$ 233,24 milhões neste ano para cada um dos programas. O Fisco confirmou que 2013 é o primeiro ano no qual essas deduções poderão ser feitas para fins de abatimento no Imposto de Renda.

A regra, porém, determina que todas as deduções também são restritas ao limite global de 6% do imposto devido, no caso das pessoas físicas, e de 4% do imposto devido para as empresas. "A instituição destinatária deverá emitir recibo em favor do doador ou patrocinador, na forma e condições estabelecidas em ato da Secretaria da Receita Federal do Brasil", diz a legislação sobre o assunto.

O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológia (Pronon) foi instituído pela lei 12.715, de setembro de 2012, com a finalidade de captar e canalizar recursos para a prevenção e o combate ao câncer. A prevenção e o combate ao câncer englobam a promoção da informação, a pesquisa, o diagnóstico, o tratamento, os cuidados paliativos e a reabilitação referentes às neoplasias malignas e afecções correlatas, diz o governo.

As doações poderão ser feitas da seguinte forma: transferência de quantias em dinheiro; transferência de bens móveis ou imóveis; comodato ou cessão de uso de bens imóveis ou equipamentos; realização de despesas em conservação, manutenção ou reparos nos bens móveis, imóveis e equipamentos, inclusive os cedidos em comodato ou cessão de uso de bens imóveis ou equipamentos; e fornecimento de material de consumo, hospitalar ou clínico, de medicamentos ou de produtos de alimentação.

Fonte: Globo.com in www.oncoguia.org.br

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ARTICULAÇÃO DE MULHERES, IGREJA DA PIEDADE E GRUPO SE TOQUE PARTICIPA DE REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DE SAÚDE

Em 04.09.2013, aconteceu uma reunião com o Secretário de Saúde de Itabuna na qual estiveram presentes o Grupo Articulação de Mulheres, o Pároco do Santuário Nossa Senhora da Piedade e o Grupo Se Toque.
Na pauta do encontro questões de saúde que envolvem os moradores dos Bairros Daniel Gomes, Vale do Sol, Pedro Jerônimo, Fonseca, Novo Fonseca, Maria Pinheiro e São Pedro e que foram objeto de um documento elaborado durante o 6º Seminário Março Mulher que foi realizado pela Articulação de Mulheres e Igreja da Piedade. Dentre as reinvindicações apresentadas ao Dr. Plínio Adry estão: ampliação do Posto de Saúde do Bairro Maria Pinheiro; construção de Unidade Básica de Saúde na região do Vale do Sol que  contemple o bairro Fonseca e o Novo Fonseca; criação de Unidade de Saúde da Família no Bairro Daniel Gomes.
O Grupo Se Toque, que já realizou diagnóstico acerca das dificuldades de quem busca chegar a um diagnóstico após suspeita de câncer, registrou alguns dos desafios com que se deparam os pacientes, como por exemplo,  as ultrassonografias e a retirada de material para biópsia. Para o estadiamento da doença tem sido difícil realizar os exames complementares, principalmente a avaliação cardiológica.
Foi pedido pelo "Se Toque" a revitalização do CEPRON-Centro de Prevenção em Oncologia com a contratação de mais profissionais, a exemplo de mastologista e urologista, para possibilitar o atendimento da demanda existente. Foi sugerido ainda a implementação de um serviço de citologia nas Unidades de Saúde, assim como do estabelecimento da rotina de exame clínico anual das mamas pelos ginecologistas, como forma de melhorar o atendimento em saúde da mulher.
Participaram desse encontro o paróco José Grzwacs, a coordenação do Grupo Articulação de Mulheres (Célia Evangelista, Adelaide e Meriele) e do Grupo Se Toque Sueli Dias.
A reunião foi a oportunidade para que esses representantes levassem ao Secretario de Saúde suas vivências sobre as dificuldades que enfrentam os  usuários do sistema único de saúde em Itabuna. O Padre Jose em suas colocações relatou as lutas que tem enfrentado, sua indignação frente à ausência de profissionais, medicamentos, materiais e enfatizou a importância de uma gestão eficiente dos recursos públicos para benefício de todos.
O Secretário de Saúde relatou a difícil situação em que assumiu, agradeceu as informações recebidas, informou as providências que já foram tomadas e os projetos já existentes em relação a reforma das Unidades de Saúde citadas e se colocou à disposição inclusive para ir até às comunidades para ouvir as demandas e esclarecer fatos.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cora Coralina

Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice. E digo prá você: não pense. Nunca diga estou envelhecendo ou estou ficando velha.
Eu não digo. Eu não digo que estou ouvindo pouco. É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso.
Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida.
O melhor roteiro é ler e praticar o que lê. O bom é produzir sempre e não dormir de dia. Também não diga prá você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais.
Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima. Eu não digo nunca que estou cansada.
Nada de palavra negativa.
Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica. Você vai se convencendo daquilo e convence os outros. Então silêncio! Sei que tenho muitos anos.
Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha não.
Você acha que eu sou? Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.

O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.
Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça.
Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço com fé. Faço o que devo fazer, com amor.
Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende."

CORA CORALINA (poeta goiana que viveu até 95 anos)

domingo, 1 de setembro de 2013

GRUPO SE TOQUE PRECISA DE VOLUNTÁRIOS

Para as atividades que realiza, o Se Toque necessita de voluntários:

- palestrantes;
- apoio a palestras;
- para visitas a pacientes;
- para apoio a eventos comunitários;
- para apoio na área de comunicação;
- para apoio nas visitas ao serviço de quimioterapia;

Contato: Sueli 73-8819-1344

RIR DOS TOMBOS

MEDO

OS LIMITES DA MENTE

SORRIR