sábado, 22 de setembro de 2012

CUIDADOS PARA QUEM VAI FAZER QUIMIOTERAPIA

A queda do cabelo

Ocorre porque as células responsáveis pelo seu crescimento também são afetadas. É desagradável, todas nós sabemos, mas é temporário. Muitas vezes durante o próprio tratamento podem voltar a crescer, assim como podem voltar a cair. Você pode ter uma perda total ou parcial deles, assim como pode ser tão amena que não é necessária tanta preocupação. Seu médico saberá informar aproximadamente, o que acontecerá com você. Você pode se preparar para a queda cortando os cabelos, caso você saiba de antemão que todos ou grande parte deles cairá. Pode aguardar e tentar obter algum abatimento no preço de uma peruca, oferecendo seus cabelos ao profissional (mas não se engane: pagam muito pouco por cabelos, e cobram muito para vendê-los nas perucas). Pode, também, simplesmente aguardar a queda como está. Bonés, chapéus, lenços, perucas sintéticas ou de cabelos naturais: faça sua opção. Você também pode optar por assumir sua calvície. Essa é uma decisão sua, e merece ser respeitada e apoiada por todos. Você saberá o que é melhor, como será mais fácil ultrapassar este período...

a queda ocorre em geral após a primeira quimio. Depende das drogas que receberá e suas dosagens. Procure se preparar para ela, caso seja inevitável;
não pode tingir os cabelos durante o tratamento, e só voltará a colorí-los após liberação médica (aproximadamente 50 dias após a última quimio);
assim que souber da doença, ou assim que possível, comece a passar Petróleo de Arnica no couro cabeludo, após lavar seus cabelos com shampoo de babosa, jaborandi ou outro fortalecedor capilar. Isso ajudará, e muito, seus cabelos a voltarem a crescer logo e mais fortes;
se você resolver usar peruca, procure com antecedência por preços, aspecto, assistência (o profissional deverá ensiná-la a cuidar dela na lavagem, secagem, etc.). aproveite e mostre à ele como é seu cabelo, o corte de sua preferência e tonalidade, pois assim pode ser feita uma peruca bem parecida com seu cabelo natural. As perucas hoje em dia estão excelentes.
Se alguém oferecer uma peruca a você, se ela couber e você a quiser, perfeito!
Você pode reforçar seu tratamento usando a polpa da babosa no couro cabeludo por algumas horas. Sem dúvida, você ficará bem cabeluda. A babosa (grossa) é encontrada em alguns jardins e na feira.
Não esqueça que poderão cair os pelos pubianos, do corpo em geral, sobrancelhas e cílios. Eles voltarão ao normal também.

Náuseas e Vômitos:

A maior parte das pessoas apresentam náuseas, acompanhadas ou não por vômitos, principalmente no dia da aplicação ( podendo se prolongar por até 2 dias). Varia de pessoa para pessoa. Você será medicada para prevenir ou sanar esse problema, e caso ele persista mais do que o esperado, comunique ao seu médico. Seguindo as orientações abaixo, você pode conseguir amenizar esses desagradáveis efeitos colaterais

fazer várias refeições ao dia, em pequenas quantidades
ingerir alimentos de fácil digestão e evitar líquidos durante as refeições, esqueça frituras, doces e excesso de temperos
mastigue bem e coma devagar
prefira não comer comida muito quente
evite odores fortes (cigarros, frituras, perfume, etc.)
evite deitar-se logo após as refeições
vista roupas leves, fique em ambiente arejado
comer pipoca sem gordura pode também ajudar (não serve a de microondas)
não vá para a sessão de quimio em jejum, faça uma refeição leve

Estomatite (Aftas)

Podem aparecer na boca em geral e na garganta, causando incômodo e dificuldade em engolir
Escove os dentes mais vezes ao dia, utilizando escovas macias. Escove também a sua língua

Não utilize cremes dentais abrasivos (com branqueadores)

Evite líquidos e alimentos ácidos (laranja, limão, abacaxi, tomate, café,etc.), quentes demais, duros e muito temperados

Esses sintomas, além de lábios ressecados, serão devidamente medicados. Comunique ao seu médico

Diarréia:

Avise seu médico, se persistir por mais de 24 horas. Algumas medicações causam tal transtorno
dieta leve, com muito líquido (água, chás, sucos, água de coco)
evite comidas que causam flatulência (gases), como: feijão, couve-flor, brócolis, repolho e tempero em excesso
evite leite e seus derivados

Prisão de Ventre:

Se persistir mais de 2 dias, comunique ao seu médico. Não tome remédios por conta própria

tome MUITO líquido
coma vegetais, cereais e frutas
se for possível, faça exercícios ou caminhadas

Febre:

Pode acontecer durante o período de sua baixa de resistência, alguns dias após cada quimio. Avise imediatamente seu médico, (se a temperatura for igual ou superior a 38 graus) para localização de seu motivo e início imediato de tratamento. Neste período de baixa imunidade, evite contato com pessoas doentes, aglomerações, ambientes fechados, evite machucar-se, lave bem suas mãos e com mais freqüência. Preserve-se, isso é temporário.

Pele e Unhas:

Pele - Dependendo do medicamento usado, pode acontecer vermelhidão na pele, coceira, descamação, ressecamento, acne e manchas. Algumas drogas causam, principalmente quando nos expomos ao sol, um escurecimento das veias do corpo (isso desaparece).
use hidratante diariamente
evite exposição ao sol durante o tratamento

use filtro solar acima do fator 30 se necessitar andar no sol
não tome banho muito quente (para evitar o ressecamento da pele)

se suas mãos estiverem um pouco inchadas, não use anéis ou aliança

use sabonete neutro, caso aconteça o que foi descrito (sabonetes para bebês são os melhores)

Unhas - Podem escurecer totalmente ou em "faixas", dependendo de sua medicação. Ficam ressecadas, com rachaduras e crescem muito menos, além de "quebrar"com facilidade. Após o tratamento voltarão ao normal, à medida que crescem.

Menstruação:
As mulheres que menstruam podem ter alterações em seu ciclo, até a parada completa da menstruação, que poderá voltar ao normal após o término do tratamento. Poderá também haver ressecamento da mucosa da região vaginal. Se necessário, utilize um lubrificante vaginal.

Gravidez:
Deve ser evitada no período da quimio, pois havendo concepção, poderá causar má formação fetal. Não esqueça que mulheres com o ciclo irregular podem ficar grávidas. Não faça uso de anticoncepcionais sem autorização. Converse com seu médico.

Relações Sexuais:

A quimio não impede sua prática, porém stress, a alteração no todo de sua vida, os efeitos colaterais, afastamento do trabalho, ansiedade, etc., causam algumas vezes a diminuição do interesse sexual. Se isso acontecer, converse com seu parceiro claramente, tentem juntos chegar ao melhor de vocês no momento. Não deixe de manter um contato de afeto e carinho, onde o dar e receber podem ser muito construtivos e nutritivos para o bem estar do casal.

Alimentação:

Sempre deverá haver uma ingestão grande de líquidos, seja água, sucos, água de côco, etc. Inclua em sua alimentação diária cereais, frutas, verduras, carnes e peixe. Quanto mais bem alimentada, menores as chances de infecção, melhor sua tolerância aos indesejáveis efeitos colaterais. Tome muito cuidado com alimentos que causam náuseas a você quando toma quimio, pois muitas pessoas não conseguem mais vê-los na vida. Se algo lhe enjoar, afaste-o em vez de forçá-lo na alimentação.

Bebidas Alcoólicas:
Devem, em geral, ser evitadas, pois poderão potencializar os efeitos colaterais. Converse com seu médico à respeito, mas lembre-se: álcool não faz bem a ninguém.

Trabalho:
Depende do tipo do tratamento e da saúde geral da pessoa.
Não é necessário interromper o trabalho para fazer o tratamento, embora algumas prefiram ficar afastadas. Se quiser, continue suas atividades habituais, procurando ser dispensada enquanto houver sintomas mais fortes.

Atividades Físicas:

Não há contra indicação, e sim, enfraquecimento, indisposição. Você não deve forçar suas condições físicas. Alguns medicamentos podem causar uma "anestesia" temporária dos nervos, causando fraqueza nas pernas e dormência na ponta dos dedos. Após o tratamento com esta droga, tais sintomas desaparecerão. Peça orientação também se acontecerem dores ósseas.

Outras Situações:
Situações que devem ser comunicadas ao médico
fora da consulta programada:
febre (igual ou superior a 38 graus)
manchas na pele desconhecidas
sangramentos por tempo prolongado dores anormais, mais intensas, mesmo que seja uma dor de cabeça
falta de ar ou dificuldade para respirar
dificuldade de controlar a urina
visão dupla ou borrada

www.cancerdemama.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário