quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CUIDADO COM AS MAMAS


O LAÇO ROSA

Símbolo internacional da luta contra o câncer de mama, é utilizado por todos que apoiam campanhas de conscientização para a detecção precoce da doença.
Em todo o mundo, o mês outubro é o mês de luta e alerta para o problema. Nessa época intensificam-se as campanhas para lembrar às mulheres da necessidade do exame clínico anual das mamas e dos exames complementares (mamografia e ultra-sonografia).
Além da consulta com o médico, importante se faz o auto-exame mensal das mamas por cada mulher. É um exame da aparência da mama (feito diante do espelho) e da textura (buscando mudanças como endurecimentos, caroços, etc.).
O auto-exame é uma oportunidade que a mulher tem de manter maior contato com seu corpo e, a partir da observação mensal, ser capaz de notar qualquer alteração que surja em suas mamas.
O exame médico das mamas pode ser feito pelo ginecologista, quando da ida para os exames preventivos de colo de útero.
Detectada qualquer alteração nas mamas, esse ginecologista encaminhará essa mulher ao mastologista, que é o profissional especializado em mamas.
As unidades de saúde que possuem ginecologista são a porta de entrada para os cuidados de saúde da mulher pois sabemos que nem todas as cidades possuem centros especializados e específicos para atendimento em saúde da mulher.
Fundamental a atenção da própria mulher em estar atenta aos prazos para realização desses cuidados e para, caso o ginecologista não faça de imediato o exame clínico das mamas, ela mesma solicitar que ele o faça.
Cada pessoa é responsável por seu corpo e dele deve cuidar com muita responsabilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário