quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CIRURGIA DE MAMA - CUIDADO COM LINFEDEMA

Cuidados com as mãos e os braços após a retirada de gânglios linfáticos axilares


Cirurgia é a conduta mais comum e o principal tratamento local para o câncer de mama. Além do tumor, o cirurgião remove os linfonodos (gânglios linfáticos) da axila.

Este procedimento pode ser classificado como uma biópsia axilar ou esvaziamento axilar. Os gânglios linfáticos filtram a linfa que flui da mama para outras partes do corpo e é através destes que o câncer pode alastrar-se.

O sistema linfático é composto por uma rede complexa de vasos e gânglios. Os gânglios funcionam como filtros e os vasos permitem que a linfa circule pelo corpo todo.

A linfa, ou fluidos linfáticos desempenham um papel importante no sistema imunológico do organismo, pois contêm células que produzem anticorpos para combater infecções. Assim, quando ocorre um ferimento, a produção de fluido linfático aumenta, para evitar uma possível infecção.

Quando os gânglios linfáticos das axilas são removidos, a circulação da linfa, no lado em que a cirurgia foi feita, sofre uma alteração, tornando mais difícil seu retorno para o corpo.

Devido a este processo, você terá riscos maiores de desenvolver linfedema (inchaço) no braço e/ou na mão, imediatamente após a cirurgia ou até mesmo, após alguns anos.

Linfedema é o acúmulo de fluido linfático nos braços e mãos, que pode ocorrer após a retirada ou irradiação dos gânglios linfáticos axilares. Isto ocorre quando há extravasamento da linfa dos vasos e gânglios linfáticos para outros tecidos, provocando inchaço, dor ou ambos, no membro afetado.

O médico deverá encaminhar o paciente a um fisioterapeuta especializado, que dispõe de diversas técnicas e recursos para prevenir, controlar ou eliminar o linfedema.

Como reduzir o inchaço pós operatório

Imediatamente após a cirurgia e durante as seis semanas seguintes, você poderá ter algum edema no braço do lado da cirurgia. Este edema é temporário e poderá, gradualmente, desaparecer. Para ajudar a aliviar este edema temporário, assim que o médico permitir, siga as seguintes recomendações:

1. - Ainda no hospital, logo após a cirurgia, eleve o seu braço afetado, apoiado em travesseiros, de forma que sua mão fique mais elevada que seu ombro. Faça isto enquanto estiver deitada, duas a três vezes ao dia, por 45 minutos.

2. - Nesta posição elevada, exercite seu braço, abrindo e fechando a mão, de 15 a 25 vezes. Este exercício ajudará a reduzir o inchaço, por promover o retorno da linfa à circulação geral do corpo.

3. - Use o braço afetado normalmente, para pentear o cabelo, banhar-se, vestir-se e alimentar-se.

4. - Não carregue peso com este braço.

5. - Continue os exercícios e siga as instruções do seu médico e fisioterapeuta.

Como prevenir e controlar o edema crônico

O linfedema crônico é um inchaço de desenvolvimento lento e progressivo, que pode ocorrer semanas ou anos após a cirurgia. Em geral, é relacioado a um trauma no seu braço afetado.

O médico poderá encaminhá-la a um fisioterapeuta especializado, que dispõe de diversas técnicas e recursos para prevenir, controlar ou eliminar o linfedema. O fisioterapeuta fará um programa de tratamento individual, baseado em sua avaliação e nas informações recebidas pelo médico. Ele irá prepará-la, também, para aumentar a amplitude dos movimentos e fortalecer a musculatura do braço.

Para ajudar a prevenir o linfedema crônico, siga estas regras básicas:

O braço do lado em que a cirurgia foi feita deve ser poupado de:

* injeções ou coleta de sangue para exames;

* medição de pressão arterial;

* carregar peso excessivo;

* ferimentos e traumas;

* exposição prolongada ao sol sem uso de filtros ou bloqueadores solares.

O braço do lado operado requer alguns cuidados permanentes:

* não use anéis, relógios e pulseiras apertados;

* não vista roupas justas ou com elásticos que possam dificultar a circulação;

* não use bolsa tiracolo no ombro do lado em que foi feita a cirurgia.

Como prevenir infecções e queimaduras

Como já mencionado anteriormente, com a remoção de gânglios linfáticos, a circulação da linfa no braço afetado torna-se mais difícil, portanto, mais suscetível a infecções. Para preveni-las, siga as recomendações que seguem:

* não corte as cutículas, mas empurre-as delicadamente com espátula;

* use somente barbeador elétrico para depilar a axila do braço afetado. Não use lâmina de barbear, cera ou creme depilatório (limpe o barbeador antes e após cada uso);

* use somente desodorante sem perfume, indicado pelo seu médico;

* previna-se contra picadas de insetos (peça orientação sobre repelentes ao seu médico);

* use luva anti térmica, própria para cozinhar, quando mexer em panelas quentes ou manipular alimentos que estão no forno (convencional ou microondas) enquanto estiverem quentes, assim como quando mexer em lareira acesa;

* evite picadas de agulhas ou alfinetes: quando costurar ou bordar, use um dedal;

* para evitar que a pele resseque, formando micro rachaduras, hidrate a pele do braço e da mão, usando creme ou loção sem perfume, várias vezes ao dia;

* use luvas de borracha para mexer com tintas ou materiais tóxicos, para realizar trabalhos de jardinagem, lidar com animais domésticos (evite arranhaduras), lavar louça, roupa ou usar esponja de aço.

Procure seu médico se:

* tiver febre acima de 37,80C;

* qualquer parte do seu braço, mão ou axila afetada estiver quente, vermelha, ou se tiver aumento do inchaço.

Informações adicionais

Em caso de mastectomia, assim que o médico permitir, inicie o uso de prótese mamária externa para evitar problemas de postura.

Você pode continuar com as atividades que fazia antes da cirurgia, mas converse com o seu médico antes de iniciar ou retomar alguma atividade esportiva.

Você terá de seguir instruções específicas para medir a pressão arterial e quanto à coleta de sangue e injeções intravenosas, principalmente se você teve linfonodos retirados das duas axilas.


Fonte: http://www.daycare.com.br/index.shtml



6 comentários:

  1. Ola minha mãe tem 57 anos a alguns dias notou que saia dos seios líquido esbranquiçada e as vezes com sangue. Isso vem acontecendo de forma espontânea ou através de pressão. A alguns anos atrás ela teve uns nódulos nos seios mais o mastologista disse que não era câncer. E agora o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saída de líquido espontâneo belo bico do seio se for transparente como água oun sanguinolenta deve ser investigada. Toda mulher precisa uma vez por ano passar pelo exame clínico das mamas com o médico, além de fazer mamografia. Sugiro procurar um médico para verificar se há algo de anormal para investigar. Quem já teve nódulos deve fazer acompanhamento regular. Boa sorte! Cuidar do próprio corpo é muito importante!

      Excluir
  2. Boa noite!
    Tenho 21 anos e tenho notado a umas duas semanas que quando pressiono meus seios apenas o direito, sai um líquido transparente, porém só quando eu pressiono e não é todas as vezes que sai esse líquido,vale ressaltar tbm que é bem pouquinho. Isso pode estar relacionado com algo grave?

    ResponderExcluir
  3. A saída de líquidos deve ser observada. Sendo espontânea deve ser observada a coloração. Na dúvida consulte um médico. Mas você mencionou que você pressiona o seio. Preste atenção em seu corpo, pode até anotar qualquer alteração, veja se uma eventual alteração está relacionada a seu fluxo menstrual, de forma que você possa relatar ao médico o que observou. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. O seio direito sai uma pasta bem amarela e pegajosa..ja o esquerdo uma única vez saiu branco o líquido e agora sai transparente!! O que pode ser?

    ResponderExcluir
  5. Fui diagnosticada com câncer de mama em estágio 3 em agosto de 2015. Uma amiga preciosa me contou sobre a mistura de ervas do Dr. James na África Ocidental. Ela me deu seu número de contato e endereço de e-mail, entrei em contato com ele rapidamente para que ele me garantisse que seu medicamento fitoterápico vou curar meu câncer e eu vou ficar curado para sempre eu disse Ok. Eu perguntei a ele sobre o processo de cura, ele me pediu para pagar as taxas que eu fiz e em 5 dias úteis ele me mandou o fitoterápico então me instruiu sobre como beber por duas semanas para ficar curado. Eu disse a Gomez meu amigo sobre o medicamento à base de ervas, então ele me deu vá em frente para bebê-lo. Então, depois de beber por duas semanas, eu estava curado. Estou muito grato e prometo recomendarei a ele qualquer pessoa com câncer e é isso o que estou fazendo. Dr. James Herbal Medicine me faz acreditar que há esperança para as pessoas que sofrem de doença de Parkinson, Esquizofrenia, Câncer, Escoliose, Câncer de Bexiga, Câncer Colorretal, Câncer de Mama, Rim Câncer, Leucemia, Câncer de Pulmão, Câncer de Pele, Câncer Uterino, Próstata C ancer, fibromialgia, a
    Síndrome Fibrodisplasia, Epilepsia Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença celíaca, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical.Asthma, Doenças alérgicas.Hiv_ Aids, Herpes, Doença inflamatória intestinal, Copd.
    Aqui estão as informações de contato dele ...... [Email ... drjamesherbalmix@gmail.com. Whatsapp ... + 2348152855846]

    ResponderExcluir