quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ALIMENTOS QUE PREVINEM DOENÇAS

Que tal começar com alguns alimentos baratos, fáceis de encontrar? A pedido do Globo Repórter, uma das principais universidade do país fez a lista dos sete alimentos mais importantes na prevenção de doenças.


Foi muito trabalho extra nos finais de semana, mas a recompensa veio logo. O médico Renato Romani, coordenador da pesquisa, comprovou na prática o efeito poderoso de um alimento funcional, para espanto de muita gente.

"Eu duvidava! Na verdade, era uma pesquisa. Colaboramos com a pesquisa e deu certo! Tanto que hoje em dia eu falo para todo mundo comer aveia se estiver com o colesterol alto porque funciona”, comemora a secretária Rosana Afonso.

Rosana comeu aveia todos os dias durante um mês. E, sem mudar mais nada na rotina, conseguiu baixar 38 pontos na taxa do mau colesterol. A experiência foi compartilhada por mais de 120 pessoas que participaram da pesquisa do Centro de Medicina de Atividade Física do Esporte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em Riacho Grande, um bairro da cidade de São Bernardo do Campo, moram 4,5 mil pessoas. Jeitinho de cidade do interior, mas cara de metrópole quando se trata da saúde da população: 12% estavam com o colesterol alto quando o médico decidiu fazer o estudo.

"Associando colesterol alto com pressão alta e obesidade, o risco de o coração falhar ou de ter um problema cardíaco é muito grande", explica Renato Romanai.

Para ser eficiente, a aveia tem que ser consumida todos os dias. E basta o equivalente a meio copo. Pode ser no leite, na sopa, misturada a qualquer alimento. E como dona Helena, o filho dela, o chaveiro Ademacir Aparecido de Melo, também não foi persistente. Ele esqueceu a aveia assim que a pesquisa acabou. Resultado: colesterol nas alturas e risco cardíaco tratado com remédio de farmácia.

"Comprei 90 cápsulas e paguei R$ 28. A caixa da aveia está R$ 1,50 com 400 gramas. Já estou pensando em comer aveia", diz Ademacir.

Hoje em dia, saúde é muito mais uma questão de disciplina do que de falta de informação. As pesquisas estão aí para comprovar. No caso de Riacho Grande, a aveia baixou o colesterol em 75% dos participantes da pesquisa.

"Isso é excelente! Imaginar que a aveia é um alimento, não é uma medicação, e que ela faz parte de um grupo de alimentos considerados funcionais – ou seja, podem fazer parte da dieta sem maiores preocupações – e ainda conseguir melhorar o seu colesterol é um resultado impressionante", avalia Renato Romani.

Alimento funcional era um conceito restrito aos laboratórios até bem pouco tempo. Mas de dez anos para cá, milhares de estudos saíram das universidades e quase sempre eles dizem que olhar para trás pode ser o caminho a seguir.

"A gente precisa resgatar aqueles alimentos que no passado já se conhecia como bons alimentos. Arroz, feijão e aveia, por exemplo", afirma Gláucia Pastore, cientista de alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp).

Nesse resgate do que é bom, a pesquisadora-chefe elaborou uma lista de alimentos que são naturalmente remédios: soja, aveia, peixe, brócolis, alho, castanhas e açaí. Além desses, existem dezenas de alimentos funcionais, é claro. Mas a lista da Unicamp destaca os sete mais poderosos de tudo o que foi pesquisado até agora.

"Eles vão tornar as pessoas mais capazes de resistir aos diversos tipos de problema, ter uma vida mais saudável, estar mais produtivas e envelhecer menos rapidamente", diz Gláucia Pastore.

Para garantir o bom colesterol, nada melhor do que comer peixe de duas a três vezes por semana e, de preferência, sardinha ou salmão.

Para baixar o mau colesterol, meio copo por dia de aveia, como dito na pesquisa feita em São Bernardo do Campo.

Leite, queijo e carne, sendo de soja, dá para comer à vontade, sem culpa, porque fazem bem.

Minerais importantes, como selênio e zinco, são garantidos com pequenas porções de castanhas ou nozes.

Junto com repolhos e couves, o brócolis lidera o trabalho de limpeza das toxinas em nosso organismo.

O açaí, frutinha típica da Região Norte, tem até dez vezes mais antioxidantes do que outras frutas.

Mas a lista tem um item um tanto "polêmico" ao paladar.

"Acho que o alho é um legado das gerações passadas que a gente precisa prestar ainda mais atenção. Ele é antiinflamatório, pela sua composição, e também um normalizador da pressão arterial", explica Gláucia Pastore.

E quanto mais cru melhor para a nossa saúde. Que aventura! Gostando ou não, tem um jeitinho para começar.

Uma hora no forno, e o alho bem assado até fica com um gostinho adocicado. Na panela, a dica é apenas dourar. Se deixar torrar, fica muito amargo. E, por último, um conselho que vem junto com a lista dos poderosos funcionais.

"O alimento funcional tem que estar presente com constância na dieta. Não é o tipo de alimento que você ingere hoje e amanhã esquece e espera que os resultados aconteçam", alerta Gláucia Pastore.

http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-19547-3-319422,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário