sábado, 25 de setembro de 2010

MOVIMENTO OUTUBRO ROSA


SE TOQUE EM AÇÃO

Em 25/09/10, O Grupo Se Toque prestou serviços à comunidade no evento com o tema "Multiplique Soluções Sustentáveis" promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior no campus da FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Itabuna. No dia da responsabilidade social, quando diversos serviços gratuitos foram oferecidos à população, o "Se Toque" com o stand para detecção precoce do câncer de mama distribuiu material informativo e realizou oficinas sobre o auto-exame das mamas para mais de 120 pessoas. Na oportunidade, o Grupo Se Toque fez o pre-lançamento da campanha "outubro rosa 2010" com a distribuição do broche com o lacinho cor de rosa, símbolo da luta e conscientização sobre o câncer de mama.

domingo, 19 de setembro de 2010

VEM AÍ O OUTUBRO ROSA


Está chegando o Outubro Rosa!

É um movimento mundial de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama.

Em todo o mundo, com o apoio de patrocinadores, monumentos, prédios, pontos turísticos e residências são iluminadas de cor de rosa, com o propósito de chamar a atenção da população, de forma visual, sobre o câncer de mama, uma doença que age em silêncio e divulgar a importância do diagnóstico precoce, e sobre a Lei 11.664/08 que assegura mamografia anual para todas as mulheres a partir dos 40 anos.

O Grupo Se Toque convida toda população a participar desse evento, lembrando a cada mulher sobre a importãncia do auto-cuidado. Usar o lacinho cor de rosa é moda e chama atenção para a necessidade que todas as mulhetes têm de provar que se ama - cuidando de sua saúde!

SE TOQUE NO V MUTIRÃO DA CIDADANIA

Em 11/09/2010 aconteceu mais uma edição do Mutirão da Cidadania Ação e Solidariedade, promovido pela Paróquia Santa Rita de Cássia. A exemplo dos anos anteriores o Grupo "Se Toque" participou durante todo o dia com os serviços de orientação sobre detecção precoce do câncer de mama. Além da distribuição de material didático sobre o assunto, aconteceram, ao longo do dia, mini-palestras abordando fatores de risco, sinais de alerta e formas de identificação de alterações nas mamas. Com o auxílio de uma mama estilizada cada mulher pode perceber a diferença entre uma mama saudável e uma com alterações, além de aprender a fazer o auto-exame das mamas. Foi aplicado um questionário sobre o perfil de saúde feminina que servirá de base para futuras ações do Grupo. A todos que compareceram foi disponibilizada a aferição de pressão arterial. Os voluntários do Grupo SE TOQUE nesse evento foram em sua maioria, colaboradores da Clínica ONCOSUL que gentilmente se dispuseram a doar o seu dia a essa nobre causa.

ATIVIDADE NO BAIRRO URBIS IV EM ITABUNA




Dia 02/09/2010 às 14:30 hs, dentro do programa "Se Toque vai às comunidades", aconteceu a oficina da mama no bairro Urbis IV, na Unidade de Saúde da Família Dr. Elson Duarte. Uma palestra abordou os seguintes assuntos: a mama, seu papel, a amamentação, cuidados na gestação e puerpério, alimentação saudável, doenças das mamas, detecção precoce do câncer de mama e auto-exame mensal das mamas.

OFICINA DA MAMA - BAIRRO VILA ANÁLIA

Em 17.08.2010, o Grupo "SE TOQUE" esteve na Unidade de Saúde do Centro Social Urbano Elzo Pinho de Magalhães para uma "Oficina da Mama". O convite foi formulado pelo Programa Ei Mamãe e teve como objetivo prestar orientações às gestantes sobre a mama, preparação para o aleitamento; orientações sobre doenças das mamas, detecção precoce do câncer de mama e ainda como realizar o auto-exame mensal das mamas. Como recurso didático foram utilizadas explanações, distribuição de material educativo e a mamamiga. Houve ainda espaço para esclarecimento de dúvidas.

CELEBRAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO MÊS






Após a palestra do mês agosto 2010 com a psicóloga Edinelza Souza Peixoto foi realizada a homenagem aos aniversariantes do período.

EVENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
















O STRESS E O CONTROLE DA RAIVA - Foi mais um sucesso de público e de crítica a palestra do mês agosto promovida pelo "Se Toque". O tema foi apresentado pela psicóloga e educadora Ednelza Souza Peixoto. Confira as fotos: