quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Oficina de Renda de bilros (Noções básicas)

Início 14.08.09. As oficinas acontecerão toda sexta-feira das 15h às 16 h.

Inscrições: 03/08 a 07/08


“PELA PRIMEIRA VEZ TEREMOS RENDA DE BILROS (NOÇÕES BÁSICAS) –
Início 14.08.09 toda 6ª feira das 15 às 16 hs.

Estão abertas as inscrições para os cursos de extensão e atividades complementares da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), da UESC-Universidade Estadual de Santa Cruz Cruz (Ilhéus-BA). Os interessados devem procurar a Secretaria da UNATI, no térreo do Pavilhão Adonias Filho, em frente à Gráfica Universitária, das 8 às 12h e das 13h30min às 17 horas, no campus da Universidade, no Salobrinho
Qualquer pessoa com idade a partir de 50 anos poderá ser aluno da Universidade Aberta à Terceira Idade, independente do nível de escolaridade e realizar os cursos e as atividades complementares oferecidas. A UNATI oferece diversos cursos de Informática Básica, Patchwork, Educação Afetiva, Bordado em Pedraria, Teoria Musical, Teclado, Caminhada para a Vida, Espanhol Básico, Alfabetizador Itinerante da Terceira Idade, Coral, Renda de Bilros, Francês I, Francês II, Terapias Corporais na maturidade, Pintura em molde vazado, Flores em Emborrachado, UESC em Movimento (dança), Espanhol Intermediário atividades de lazer e ciclos de palestras.
Todas as atividades são gratuitas. Informações 3680-5046
A UNATI – Universidade Aberta a Terceira Idade, da Pró-Reitoria de Extensão da UESC está implantada há dez anos e já atendeu a cerca de três mil pessoas, com mais de 50 anos, oriundas de mais de uma dezena de municípios do Sul da Bahia. Trata-se de um projeto de extensão permanente com amparo na Política Nacional do Idoso.
O objetivo é oferecer oportunidades de construção e aquisição de conhecimentos e atualização cultural como um direito do cidadão, oportunizar as pessoas com mais de 50 anos a melhoria da qualidade de vida através dos recursos educacionais e sócio-culturais existentes na UESC. Também visa estimular e articular o exercício intelectual e reflexivo com diferentes atividades artísticas, corporais, criativas e expressivas como elementos geradores e facilitadores de emoção e prazer de viver positivamente a velhice.
Promove também, atividades relacionadas com o desenvolvimento humano, realçando aquelas que enriqueçam o auto-conhecimento, promoção da auto-estima, a sociabilidade, a integração e a troca de experiências. Também cria um espaço de convivência intergeracional, buscando diminuir a segregação entre jovens e idosos e promove o desenvolvimento e ampliação do conhecimento gerontológico em bases educativas.
A criação da UNATI está amparada na Política Nacional do Idoso, cuja lei atribui incumbências ao Poder Publico, de forma especial, na área da Educação. Prevê a adequação de currículos escolares com conteúdos voltados para o processo de envelhecimento, de forma a eliminar preconceitos. Estabelece ainda, a inserção da Gerontologia e da Geriatria como disciplinas curriculares nos cursos superiores, criação de programas de ensino destinado aos idosos e o apoio à criação de universidades aberta à terceira idade”.